CityBus 2.0: transporte público por aplicativo começa a funcionar em Goiânia

CityBus 2.0: transporte público por aplicativo começa a funcionar em Goiânia
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

O projeto CityBus 2.0, lançado no final do mês de janeiro,  começou a funcionar em fase de testes nesta segunda-feira (11/2). Se trata de um aplicativo de celular para o transporte público coletivo e com tarifa flexível.

Assim, valor cobrado pela corrida será a partir de R$ 2,50, e o preço final é cobrado por distância percorrida. Ou seja, logo que o usuário solicita a viagem, o app faz o cálculo total do deslocamento e informa o valor. A empresa afirma que em viagens de até 5 km o preço pode ser 30% mais barato do que os aplicativos individuais.

Conforme informações da HP Transportes, que criou o serviço, ao todo serão 14 micro-ônibus disponíveis para as viagens. Todos têm ar condicionado e acomodam 14 passageiros.

Horários e bairros

Inicialmente, 30 motoristas trabalharão para as corridas do aplicativo que serão realizadas em horários e linhas flexíveis. Assim, a expectativa é de que sejam realizadas até 3,5 mil viagens, das 6h às 23h.

O aplicativo atenderá, na primeira fase, uma área geográfica chamada “centro expandido”. Portanto, neste início, nove bairros serão atendidos: Setor Central, Setor Sul, Jardim Goiás, Setor Universitário, Setor Leste Vila Nova, Setor Bueno, Setor Oeste, Setor Nova Suíça e Setor Bela Vista.

Como usar o app CityBus 2.0

Aplicativo City Bus 2.0 está disponível para Android e IOS e já funciona em Goiânia | Foto: Carla Falcão

O download do aplicativo é gratuito e pode ser feito desde o dia 10 de fevereiro. Pode ser baixado para celulares com os sistemas Android e iOS.

O aplicativo é desenvolvido pela HP Transportes e será implantado em parceria com a Via. Por meio do CityBus 2.0, o passageiro poderá monitorar a localização do veículo e acessar a identificação do motorista. Além disso, poderá verificar a placa do ônibus e também avaliar como foi a viagem.

 

Confira o passo a passo para a corrida:

1- Download do aplicativo;

2- Passageiro se cadastra no app;

3- Solicitação de viagem, com informações do destino e do número de passageiros;

4- Usuário precisa se deslocar até o ponto indicado pelo aplicativo;

5- Embarque no ônibus;

6- Pagamento poderá ser feito por meio de cartão de crédito ou dinheiro.

 

Palavras chave: , , , , , , , , , , , , , , ,

,