Fotógrafo mostra Mercado Municipal de Goiânia de um jeito único e incrível

Fotógrafo mostra Mercado Municipal de Goiânia de um jeito único e incrível
Escrito por Aproveite a Cidade no dia na categoria Cidade

“O que mais me chama a atenção são as pessoas.” Ao tentar imprimir esta percepção, o repórter fotográfico Renan Accioly, que é natural da capital, visitou o Mercado Municipal de Goiânia (também chamado de Mercado Central) em uma terça-feira comum.  Capturar “o momento”, segundo ele, é um exercido de “espera, olhar e enquadramento.” Em fotos originalmente clicadas em preto e branco, você verá um dos lugares mais tradicionais da cidade de um jeito único neste ensaio.

Mulher, criança e balão

A proposta de clicar o Mercado surgiu em uma matéria da Faculdade de Artes Visuais (UFG), onde Renan é aluno. Ele decidiu colocar em prática seus conhecimentos sobre fotografia em preto e branco, buscando referências do cinema expressionista alemão, do qual é admirador. Usou contraste elevado e baixa velocidade de obturador para que movimentos ganhassem mais vida, continuidade. Não pediu autorização para clicar e o cotidiano do ambiente se manteve – por isso, rostos de personagens são raros.

Corredor

Guariroba

Artesanato em madeira

Carrinho

“Minha predileta é a que tirei do alto da escada. Ela me remete a fotos antigas, do início da fotografia, que captava o movimento das pessoas. Você consegue ver o personagem e ao mesmo tempo não. A menina com um balão traz um destaque”, afirmou Renan, ao analisar o ensaio. As fotos foram levemente tratadas no computador. O autor conta que as imagens serviram de teste para o que ele pretende aplicar com uma câmera analógica (F2 80) e filme 35mm.

Renan é morador do Centro. Viveu por sete anos em Balneário Camboriú (SC), onde cursou jornalismo. Sempre passou as férias em Goiânia. “É aqui o lugar que aprendi a gostar. Todo mundo quer ir embora daqui. Depois que vai, quer voltar. Gosto de como as pessoas são e recebem bem”, relata.  Com os registros que fez do mercado, ele também exalta o que considera “um charme” da capital: a relação com o campo.

Hora da leitura

Conserto

Vida que passa

Pausa para o cigarro

Colheres de pau

O troco

Ficha técnica

Fotógrafo: Renan Accioly

Local: Mercado Municipal de Goiânia

Data: Novembro de 2016

Câmera: Nikon D 300

Lentes: Nikkor 80-105 mm e Sigma 70-200mm 2.8

Palavras chave: , , , , ,

,