Goiânia Art Déco Festival exalta patrimônio arquitetônico da capital

Goiânia Art Déco Festival exalta patrimônio arquitetônico da capital
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

O Centro de Goiânia tem um dos mais importantes acervos Art Déco do mundo. Todo esse patrimônio ganhará destaque durante o Goiânia Art Déco Festival, que tem sua primeira edição a partir desta sexta-feira (18/05). O evento acontece até 26/05.

O Festival terá  exposições de arte, feira de antiguidades, design e moda.  Também estão na programação passeios guiados, palestras, mostra documental, debates, oficinas, música e diversas outras atividades que reunirão todas as referências do estilo art déco na capital.

Gratuito, o evento acontece na Vila Cultural Cora Coralina, no Instituto Lato Sensu e no Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia, todos no Centro da cidade. Confira aqui a programação completa.

 

O Festival

Detalhes  do coreto, um dos monumentos em art déco no Centro de Goiânia. Atualmente, está repleto de pichações | Foto: Carla Falcão

O Goiânia Art Déco Festival é o primeiro evento no Brasil e na América Latina com essa quantidade de atrações e representatividade cultural e artística. Segundo o idealizador do Festival, o artista plástico e guia turístico Gutto Lemes, o Goiânia Art Déco está entre os maiores eventos mundiais referências nesse estilo, como o The Art Déco Weekend, de Miami (EUA), o  Napier (Nova Zelândia), e o Art Déco de France, em Perpignan (França).

Ele explica que o Festival nasceu da necessidade de preservar a cidade e sua história. “Precisamos construir essa agenda de eventos, já que esse patrimônio está escondido por letreiros, e muitos dos que são tombados estão pichados e mal preservados”, disse Gutto.

O idealizador acredita que o Goiânia Art Déco Festival tem a capacidade de mudar a visão das pessoas, desde estudantes, passando pela academia, até os comerciantes do Centro de Goiânia. “Os comerciantes, por exemplo, têm que entender que a cidade que está escondida atrás desses outdoors e letreiros, e que, sem eles, o retorno do turismo com certeza seria positivo”, argumentou.

Gutto afirma ainda que a ideia é trabalhar o orgulho do cidadão goianiense pela cidade.

Patrimônio edificado

Mureta do Parque Lago das Rosas, em Goiânia. Obra em art déco demarcava divisão entre a nova capital e Campinas na época da fundação | Foto: Carla Falcão

Goiânia tem 22 edificações em Art Déco tombadas pelo Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), e o Festival apresentará  ao público este patrimônio edificado construído na década de 30 e inspirado pelos ideais parisienses. O estilo marcou a arquitetura dos primeiros prédios da cidade, representando o progresso e a modernidade da nova capital que era construída.

Na capital, os acervos Art Déco se encontram principalmente no Centro e no Setor Campinas. O Teatro Goiânia e a Estação Ferroviária são dois destes marcantes monumentos neste estilo, similares aos antigos teatros odeons ingleses. Ambos os prédios goianos foram tombados pelo IPHAN.

Outros patrimônios de destaque na capital são a Torre do Relógio da Avenida Goiás e a Mureta (também chamado guarda-corpo) do Lago das Rosas, que possuem relevos expressivos característicos do estilo arquitetônico daquela época.

O traçado urbanístico do Centro também recebeu reconhecimento do IPHAN, onde concentram as principais construções Art Déco. Há quem diga, inclusive que ele tem o formato do manto de Nossa Senhora. Nós já fizemos matéria sobre, e você pode ler aqui!

 

Programação do Goiânia Art Déco Festival

Museu Pedro Ludovico em Goiânia foi a casa do interventor responsável pela construção da nova capital de Goiás. Espaço está em reforma | Foto: Carla Falcão

Dentre de todos os mais de 40 atividades que acontecem durante o Festival, o idealizador Gutto destacou alguns, como o Debate “Art Déco Internacional: influência europeia nas Américas” com Andrey Schlee e Ana Maria Diniz, e participação especial da arquiteta argentina Adriana Elvira Piastrellini. A conversa ocorrerá no mini auditório da Vila Cultura Cora Coralina, no domingo, 20/05, a partir das 10h.

No mesmo dia e local acontece o evento “Tattoo Déco”, da Melindrosa Estúdio, a partir das 9h, onde os flashs de tattoo terão desenhos de pontos arquitetônicos de Goiânia. Na quinta-feira, 24/05, acontece o passeio ciclístico “Goiânia Bike Déco”, a partir das 9h. O local de partida será o Lago das Rosas e o trajeto chega  até a Estação Ferroviária.

Na sexta-feira, 25/05 acontece a Mostra de Documentários Cine Déco, orientado pelo professor Júlio Vann. Os filmes são ‘Patrimônio Adormecido Art Déco’, ‘Julie Agosto e Setembro’, ‘Minha Casa é o Parque’, ‘Life’ e ‘Você Conheceu o Lago Das Rosas?’ As exibições ocorrem a partir das 13h30 no Teatro do IFG, no campus  do Centro.

GOIÂNIA ART DÉCO FESTIVAL

Locais: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, Centro (atrás do Teatro Goiânia) | Instituto Lato Sensu – Rua 3, Centro (ao lado da rua do lazer) | Instituto Federal de Goiás (IFG) – Rua 75, Centro (em frente ao Mutirama)

Data: De 18 a 26 de Maio

Horário: A partir das 9h

Mais informações: Facebook

Você também pode gostar

Palavras chave: , , , , , , , ,

,