Não cabe nem vento: o pastel super recheado que você precisa conhecer em Goiânia

Não cabe nem vento: o pastel super recheado que você precisa conhecer em Goiânia
Escrito por Karine Almeida no dia na categoria Cidade

Quem não gosta de um bom pastel de feira? Em alguns lugares de Goiás esta iguaria é chamada de pastel de vento. Mas  neste que  o #aproveiteacidade foi conhecer não sobra qualquer espacinho para vento. É o produto de uma pastelaria tradicional do bairro Água Branca, em Goiânia, que fica ali pertinho do estádio Serra Dourada.  A King Pastel é uma lanchonete especializada em pastéis super recheados, fritos na hora e que funciona há 15 anos no mesmo lugar.

A clientela é fiel àquele típico pastel de feira quentinho, que quando aberto solta  vapor e aroma que trazem lembranças. Ainda vem acompanhado de uma saladinha de tomate e repolho!  A longevidade do estabelecimento é assegurada com a satisfação da freguesia, que fez o negócio expandir ao longo dos anos. Tudo construído no velho e bom boca a boca. A King Pastel não está em nenhuma rede social!

O pastel e a garapa são os responsáveis pela fidelização dos clientes.  A casa também faz molhos caseiros e uma salada especial | Foto: Patrick Grandsire

 Proprietários é que fazem a pastelaria andar

Os próprios donos é quem fazem o atendimento no estabelecimento. Dona Ivandira, mais conhecida como Vandira, abriu a lanchonete em 2002. No início, o espaço era dividido com uma mecânica de motos que pertencia aos filhos dela. Só que o pastel foi dando tão certo que ocupou o espaço da mecânica e mais uma sala comercial. Hoje, a pastelaria tem três portas na Avenida F, a principal do bairro.

A fachada é modesta e o preço condiz com a simplicidade  do lugar. O diferencial é o tempero caseiro do recheio. Dona Vandira não produz a massa, a compra pronta. Nesta, o segredo é o jeito da fritura. Em compensação, o recheio ela não abre mão de fazer. Desde o começo do negócio, ela testa os sabores para ver o que agrada mais a clientela.

Fachada da pastelaria King Pastel na Avenida F, a principal do bairro Água Branca, em Goiânia | Foto: Patrick Grandsire

Pastel bem recheado e com preço justo

Os pastéis de pizza fazem a cabeça da galera.  O recheio é turbinado e não custa nada na hora de fazer o pedido dar aquela famosa “choradinha” e pedir para capricharem. Não que precise… Mas quanto mais recheio, melhor. E se ficar uma bordinha crocante… nada mal. Ela é deliciosa!

O cardápio conta com pastéis de um, dois e três sabores. Além dos especiais de pizza, que têm como ingredientes  tomate, orégano, azeitona e alguma carne (frango, carne bovina ou presunto). Estes últimos são os que custam mais caro.  Os preços variam entre  R$ 5,50 e 7 reais.

Belíssimo caldo de cana moída na hora e bem gelado para contrastar com o pastel frito na hora | Foto: Karine Almeida

Pastel de carne com guariroba é o carro chefe da pastelaria

O carro chefe do lugar é sabor carne com guariroba. É tão bem elaborado que o amargo da guariroba fica quase imperceptível.  Indicamos até para quem costuma torcer o nariz para essa qualidade de palmito.

Em nossa visita, também experimentamos o de frango com queijo e catupiry, o de pizza de presunto, o de pizza de carne  e o frango com guariroba. Ufa! Comemos pra caramba! E todos estavam uma delícia, cada qual com suas qualidades. Imagine aquele queijo derretido no frango molhadinho de catupiry e o de pizza de carne com pedacinhos de tomate e orégano, com um toque todo especial.

Pastéis de pizza de carne e pastéis de frango com guariroba. Pedimos para dividir ao meio para experimentarmos mais sabores | Foto: Karine Almeida

Pastel de pizza de presunto com quantidade de azeitona caprichada a gosto do cliente| Foto: Patrick Grandisire

Caldo de cana e bom atendimento

Para combinar com os pastéis: caldo de cana que vem bem gelado! Estava muito quente no dia que visitamos a pastelaria, e esse caldo de cana juntou a sede com a vontade de beber. Eles também preparam suco de laranja natural. Tudo é bem fresco.  A cana é processada na hora e vira garapa. A laranja é espremida minutos antes da bebida chegar à mesa. O mesmo acontece com a montagem dos pastéis, o que facilita acrescentar ou retirar algum ingrediente.

Pastéis super recheados da King Pastel e tradicional saladinha de repolho e tomate. No pastel não sobre espaço, mas o acompanhamento é tradicional e não pode faltar | Foto: Patrick Grandsire

A equipe que atende não é grande. Um atendente de mesa, um operador de caixa e a cozinheira que monta os pastéis. Durante a semana o movimento é mais tranquilo e essa equipe consegue atender bem os clientes. Em dias mais movimentados, como domingos e feriados, atendentes extras são contratados para dar conta da demanda. Nestes dias, o horário de funcionamento é reduzido, somente até 14h.

O lugar é coringa. Bom para ir como os amigos e com a família.  Para quem vai com crianças é possível pedir para dividir o pastel ao meio. Pedir para repartir também é uma saída para quem pretende experimentar vários itens do cardápio, como foi o nosso caso!

É possível dividir os pasteis ao meio antes de fritar.  A massa das bordas é bem crocante | Foto: Karine Almeida

 

King Pastel

Endereço: Av. F, nº 1151, Bairro Água Branca;

Funcionamento: De segunda à sábado, das 7h às 20h; domingos, das 7h às 14h;

Palavras chave: , , , , , , , , , , ,

,