Orquestra Filarmônica de Goiás: temporada 2019 tem início nesta quinta-feira

Orquestra Filarmônica de Goiás: temporada 2019 tem início nesta quinta-feira
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza nesta quinta-feira (28/3), às 20h30, o primeiro concerto de sua temporada 2019. Sob a regência do diretor artístico da instituição, Neil Thomson, serão apresentadas a Sinfonia n.1 de Haydn, Rei Cristian II (suíte) de Sibelius e a Sinfonia n.2 de Bruckner. A abertura acontece no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).

Segundo Neil Thomson, em 2019, o objetivo da Filarmônica é proporcionar concertos que permitam a interação da plateia com os músicos. Por isso, serão realizadas apresentações como a que aconteceu em dezembro de 2018. No concerto “Dos cânions às estrelas”, a orquestra se apresentou no formato 360º.

Palácio da Música é primeiro palco da Orquestra Filarmônica de Goiás em 2019

Orquestra Filarmônica de Goiás faz primeira apresentação do ano no Palácio da Música no Centro Cultural Oscar Niemeyer | Foto: Carla Falcão

O diretor artístico destaca que 2019 promete grandes conquistas para a Orquestra Filarmônica de Goiás. “A Filarmônica desfrutou de um incrível período de crescimento artístico nos últimos anos e, em 2019, continuaremos a conquistar novas fronteiras. A nossa instituição já tem a reputação de ser a orquestra “indie” do Brasil, um grupo que tem seu próprio jeito de fazer as coisas. Inovador no repertório, na apresentação e no estilo de se apresentar. 2019 não será uma exceção a isso!”

Compositores como Dvoràk, Schubert, Berwald, Beethoven e Jonh Cage  estarão presentes nos repertórios do primeiro semestre. Além disso, a grande novidade deste ano é a estreia das séries “Chega Mais” e “Ecos”. As apresentações irão ocorrer  diversos palcos de Goiânia com repertórios contemporâneos.

A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

Orquestra Filarmônica de Goiás durante apresentação

Orquestra Filarmônica de Goiás busca inovar em apresentações ao longo deste ano | Foto: Rafaella Pessoa

A Orquestra Filarmônica de Goiás surgiu em 1980 através de uma iniciativa do maestro Braz Wilson Pompeo de Pina, natural da cidade de Pirenópolis. De lá para cá, a instituição apresentou diversas formações.

Em 2012, quando passou pela última reestruturação, a Filarmônica deixou de ser um conjunto eminentemente local. Assim, foi inserida no cenário nacional de música orquestral e chegou a ser considerada a terceira melhor orquestra do País pelo Guia Cultural do jornal Folha de São Paulo.

A Orquestra já recebeu grandes regentes e solistas da atualidade. Dentre eles, Nelson Freire, Isaac Karabtchevsky, Antonio Meneses, Cristian Budu e Jean Louis Steuerman. Além disso, realizou cinco turnês nacionais nas principais cidades brasileiras.

Também já fez apresentações em cidades do interior de Goiás para formação de plateia e democratização da música. Portanto, os espetáculos acontecem em teatros, parques, escolas, hospitais e universidades.

A Filarmônica também realiza a série “Concertos didáticos”. Eles têm o intuito de proporcionar às crianças e aos jovens goianos o contato com a Música de Concerto. Portanto, além de presenciar a execução de consagradas obras,  a ideia é que eles também aprendam sobre a vida de compositores. Além disso, têm a oportunidade de conhecer, de perto, os instrumentos musicais. Nos últimos cinco anos, mais de 10 mil estudantes participaram dos concertos.

NEIL THOMSON

Maestro Neil Thomson, maestro titular da Orquestra Filarmônica de Goiás

Maestro Neil Thomson é titular da Orquestra Filarmônica de Goiás desde 2014 e também  responsável pelo calendário de concertos | Foto:  Rafaella Pessoa

O maestro Neil Thomson é o regente titular da Orquestra desde 2014. Ou seja, ele  é o responsável pela programação das temporadas da Orquestra e pelo planejamento das atividades da instituição. Além disso, cabe a ele a seleção do repertório a ser executado e a preparação dos músicos e musicistas.

Nascido em Londres em 1966, ele estudou violino e viola na Royal Academyof Music (1984-87) e regência com Norman Del Mar no Royal Collegeof Music (1987-89). De 1992 a 2006, foi Regente Titular no Royal Collegeof Music, sendo o maestro mais jovem a ocupar este cargo. Por isso, foi nomeado membro honorário do RCM em 1994 pelos serviços prestados à instituição.

SERVIÇO

Abertura da Temporada 2019 da Orquestra Filarmônica de Goiás

Data: 28 de março (quinta-feira)

Horário: 20h30 (pontualmente)

Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Valor: Entrada gratuita

Palavras chave: , , , , , , , , ,

,