A proposta do lambe-lambe Seja Curioso, do Aproveite a cidade

A proposta do lambe-lambe Seja Curioso, do Aproveite a cidade
Escrito por Paula Falcão no dia na categoria Cidade

O lambe-lambe é uma manifestação artística típica das ruas. Os cartazes têm como função instigar a reflexão ou criticar algum aspecto social. Não à toa, o Aproveite a cidade escolheu se apropriar um pouquinho desse tipo de manifestação do street art para estimular as pessoas a conhecerem mais o lugar onde vivem. Propiciar esta inquietude é algo que buscamos diariamente. Portanto, seja curioso!

Lambe-lambe com gatinho preto quer estimular a curiosidade das pessoas em relação à cidade | Foto:  Carla Falcão

Escolhemos um gatinho preto para ilustrar o lambe-lambe do Aproveite a cidade. Os motivos são vários. O primeiro é a expressão: a curiosidade matou o gato. A cor preta vem da nossa identidade. Por isso, o cartaz foi feito em papel amarelo e estampado em preto. Além disso, foi bem legal brincar com a superstição de o bichinho “dar azar ao cruzar seu caminho”. A gente pensa exatamente ao contrário. Pode ter sido uma baita sorte encontrá-lo ali.

Membros do #teamproveite colam lambe no Beco da Codorna, museu de arte urbana em Goiânia | Foto: Carla Falcão

 

Processo de fabricação do lambe-lambe segue conceitos que acreditamos

O processo de fabricação do cartaz levou em consideração valores que gostamos de exaltar, como a produção local e artesanal. Entrou em cena a Negócios Manuais, uma empresa que fabrica produtos cuja matéria prima é o papel, manualmente. Ao colocar a tinta sobre a tela nem sempre a impressão sairá perfeita como a de uma gráfica convencional. Os lambe-lambes têm realmente uma história.

Por fim, optamos por fixar os cartazes por Goiânia, onde a arte urbana já se fazia presente ou em locais onde tivemos autorização. Vale ressaltar que colar lambe não é crime, uma vez que consiste em uma maneira pacífica de se expressar. O Greenpeace Brasil orienta que você confira o que determina a legislação do município antes de colar um lambe. Em geral, as sanções se restringem a conteúdo publicitário e comercial.

Preste atenção ao transitar pelas ruas de Goiânia! E, por favor, não seja supersticioso | Foto: Carla Falcão

Ao passear pelas ruas de Goiânia, você pode ser deparar com algum gatinho curioso. Que tal nos marcar nas redes sociais com a hastag #aproveiteacidade?

Palavras chave: , , , , , , , ,

,