Semana de Arte Negra: homenagem a Marielle Franco na Alego

Semana de Arte Negra: homenagem a Marielle Franco na Alego
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebe a 3ª edição da Semana de Arte Negra. Assim, o evento ocupa a instituição, no Setor Oeste, em Goiânia,  entre os dias 18 e 22 de novembro. Dessa forma,  haverá atrações culturais como shows, desfiles de penteados afros (crianças e adultos) e exposição de produtos. Além disso, capoeira, roda de samba, praça de alimentação com pratos típicos, palestras e homenagens a personalidades negras. A programação visa proporcionar aos visitantes o acesso às múltiplas matrizes artístico-culturais de negras e negros.

Os debates têm como objetivo perpetuar a cultura negra, conquistando o respeito e a valorização na sociedade brasileira. A ideia é fortalecer e valorizar a cultura negra no Estado não apenas na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20/11). Além disso, quer promover a união de coletivos para que pontos de encontros sejam criados para  fomentar a cultura afro-brasileira, alavancar os projetos liderados por pessoas negras, homenagear pessoas que se destacam nessa luta e garantir todos os direitos relativos à saúde da população negra.

Homenagem a Marielle Franco

Marielle Franco será homenageada na Semana de Arte Negra

No dia 21 de novembro haverá uma Sessão Solene à Marielle Franco e Homenagem a personalidades Negras do Estado de Goiás na Assembleia Legislativa de Goiás | Foto: Divulgação

 

Durante o evento será prestada uma homenagem a Marielle Franco, vereadora pelo PSol, do Rio de Janeiro, que foi assassinada em março de 2018. Assim, a homenagem, foi idealizada a fim de que “pessoas como Marielle, que ainda lutam e perdem a vida pela igualdade de direitos em nosso país, não sejam esquecidas”. A iniciativa é da deputada Adriana Accorsi.

Programação

O primeiro dia da Semana de Arte Negra terá uma palestra sobre empreendedorismo. No período vespertino, haverá uma apresentação cultural no mesmo local. Na terça-feira (19/11) será realizada uma audiência pública com a presença de Marinete da Silva — mãe de Marielle Franco. Dessa forma, o encontro acontecerá a partir de 13h30 e terá como tema: “Enfrentamento ao Extermínio do Povo Negro”.

Já no dia 20, a Semana de Arte Negra será comemorada com uma apresentação musical. O “Sarau Negras Vozes” deverá ter início às 17h30. Além disso, em seguida, os visitantes do Legislativo poderão assistir ao Encontro de Samba, às 19h.

Às 15h da quinta-feira (21/11), os visitantes terão oportunidade de assistir ao “Desfile Encrespadas e Cacheadas de Goiás”. Em seguida, haverá uma sessão solene em memória de Marielle Franco e homenagem a personalidades negras de Goiás. No dia 22 o encerramento das atividades da Semana de Arte Negra está marcado para as 18h.

 

Serviço

Semana de Arte Negra

Quando: De 18 a 22 de novembro

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – Alameda dos Buritis, nº 231 – Setor Oeste

Entrada: Gratuita

Palavras chave: , , , , , , ,

,