Vila Cultural Cora Coralina recebe duas exposições nesta semana

Vila Cultural Cora Coralina recebe duas exposições nesta semana
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

A Vila Cultural Cora Coralina recebe esta semana duas exposições individuais de artes visuais. A primeira exposição, Demarcações, da artista plástica Gabriela Noujaim, começou nesta terça-feira (22). Além disso, nesta quarta-feira (23) entra em cartaz a mostra Vida Urbana, de Jorginho Marques. Os eventos são gratuitos.

Gabriela Noujaim é artista visual, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Seu trabalho se insere em uma tradição de exploração dos limites e possibilidade da gravura, inspirada em nomes como Fayga Ostrower e Anna Letycia.

Formada em Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a artista vem estruturando sua poética a partir do interesse pela imagem técnica. Assim, é construída a partir de vídeos, fotografias e, portanto, mais inicialmente, a gravura, também pela ideia de fixar uma imagem no tempo.

Vida Urbana

Jorginho Marques, artista da mostra Vida Urbana, é autodidata e possui uma linguagem própria adquirida em anos de busca e trabalho solitário em seu atelier.

Embora esteja há anos sem realizar exposições, o artista tem uma produção intensa. Assim, ela volta a mostrar sua arte em sua primeira  exposição individual. A curadoria é de Antônio da Mata, que também assina os textos junto com PX Silveira, Dalva Paixão e Jorge Castilho.

O artista trabalha atualmente com várias vertentes das artes plásticas, como pintura acrílica, pigmentação sobre tela. Além disso, trabalha com objetos feitos a partir de materiais de descarte, todavia definindo-se como um misto de “primitivista” e “construtivista”, “arte bruta”.

Em Vidas Urbanas, portanto, Jorginho traz uma produção sem cores predominantes. Porém, retrata diversas fases, que reúnem trabalhos com muito azul, verde, e ocre; e outros já com tons fortes e vibrantes.

Desde a década de 70, Jorginho Marques já atuava no âmbito cultural como diretor de teatro. Mas a sua presença nas artes plásticas foi revelada na década de 80, no “Concurso Novos Valores de Artes Plásticas”, da Casagrande Galeria de Arte, também na Itaú Galeria, Prêmio Gremi de Inhumas e Salão Caixego.

 

Serviço – Vila Cultural Cora Coralina

Artistas Gabriela Noujaim e Jorginho Marques apresentam exposições individuais na Vila Cultural Cora Coralina | Foto: Paula Falcão

Vernissage Demarcações

Artista: Gabriela Noujaim

Visitação: Até 28 de fevereiro

Horário: De terça a domingo, das 9h às 17h

 

Exposição Vidas Urbanas

Artista plástico: Jorginho Marques

Visitação: De 24 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019

Horário: Todos os dias das 9h às 17h

 

Entradas:  Gratuitas

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Local: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 03, s/n, Centro

Palavras chave: , , , , , , , , ,

,