Praça do Trabalhador será revitalizada ainda em 2019

Praça do Trabalhador será revitalizada ainda em 2019
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

A Prefeitura de Goiânia anunciou que as obras de revitalização da Praça do Trabalhador começarão na próxima segunda-feira, dia 10 de junho. Assim, orçado em quase R$ 7 milhões  (R$ 6.897.038,09), o novo espaço tem previsão para ser entregue em novembro de 2019.

Durante reunião entre representantes da Prefeitura de Goiânia e os feirantes, a Feira Hippie foi mantida na região. Desta forma, irá circular a Praça do Trabalhador pela Rua 44, 67-A, avançando até a Avenida Oeste, na parte norte da rodoviária.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Dolzonan da Cunha Mattos, é importante iniciar as obras o mais rápido possível, aproveitando o período de estiagem. “Nosso objetivo é cumprir o cronograma e o prazo de cinco meses para a entrega”, afirmou.

Além disso, junto à obra de revitalização da Praça, a Seinfra pretende iniciar uma nova etapa da Avenida Leste-Oeste. Também dará continuidade ao BRT.

 

Praça do Trabalhador passa por revitalização

Imagem de como deve ficar a Praça do Trabalhador, que começa a ser revitalizada no dia 10 de junho. Obras devem ser finalizadas em novembro | Foto: Prefeitura de Goiânia

 Proposta de Revitalização

O projeto de revitalização da Praça do Trabalhador prevê um ambiente totalmente inclusivo. Portanto, haverá a eliminação dos platôs (relevo do terreno). Assim, a ideia é transformar o espaço em um elemento único, com declividade mínima para não causar desconforto aos pedestres e cadeirantes.

Além disso, haverá utilização de piso podotátil em todos os passeios, a fim de facilitar a acessibilidade de pessoas com problemas visuais. As áreas pavimentadas também contarão com áreas verdes para aumentar a permeabilidade.

Com a revitalização, a Praça vai contar com um posto da Guarda Municipal. Também contará com três sanitários públicos, sendo um familiar, com 101m² cada um. Além disso, o prédio da administração será equipado com uma enfermaria. Além disso, será construída uma sede para a associação e rádio dos feirantes.

 

Antiga Estação Ferroviária, entregue no dia 10 de maio, fica ao lado da Praça do Trabalhador

Revitalização da Antiga Estação Ferroviária, localizada ao lado da Praça do Trabalhador, foi entregue no dia 10 de maio | Foto: Carlos Freitas

Feiras voltarão à Praça do Trabalhador

Após o final das obras, a Feira Hippie voltará a funcionar na Praça. Assim, ela acontecerá as sextas, sábados e domingos. As bancas serão projetadas em metalon e uniformizadas na dimensão de 2m x 1m. Elas serão fixadas em conjunto de 30 bancas, sendo 15 de cada lado. Também cobertas com lona bege com fundo branco e beirais.

Além disso, a Feira da Madrugada retornará as quartas e quintas-feiras. Ademais, durante a semana, funcionará um estacionamento para 1.272 vagas. Ele irá contemplar todas as variáveis de veículos (carros, motos, bicicletas e ônibus).

Palavras chave: , , , , , , , , , ,

,