Aniversário de Goiânia: outubro tem eventos culturais por toda a cidade

Aniversário de Goiânia: outubro tem eventos culturais por toda a cidade
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

O aniversário de Goiânia está sendo comemorado pela Prefeitura em grande estilo! Assim, desde o começo de outubro já está acontecendo uma programação especial pelos 86 anos da capital. Dessa forma,  há atrações em todos os dias do mês.

Até o dia 31 haverá eventos artístico-culturais, esportivos, mutirões, desfile cívico, exposições de arte e festival de artes cênicas. Além disso há lançamento de livros, show sertanejo com a dupla João Neto e Frederico, Festa Sinfônica e início do Mundial Sub-17 de futebol masculino.

 

Confira a programação do aniversário de Goiânia

Museu de Arte de Goiânia recebe exposição “Goiânia em cada canto um Encanto” para celebrar o aniversário de 86 anos de Goiânia

Museu de Arte de Goiânia recebe exposição “Goiânia em cada canto um Encanto” para celebrar o aniversário de 86 anos de Goiânia | Foto: Carla Falcão

O Aproveite a cidade irá destacar abaixo alguns dos eventos mais importantes da programação do aniversário de Goiânia no mês de outubro. Além disso, para quem preferir a programação completa, é só acessar AQUI.

A Exposição “Goiânia em cada canto um Encanto” celebrar os 86 anos de Goiânia. Assim, o Museu de Arte de Goiânia selecionou algumas peças do seu acervo que retratam a história da capital. O evento vai dia 9 de outubro a 31 de dezembro. Sempre das 8h às 17h.

De 16 a 24 de outubro acontece o 17º Festival Internacional de Artes Cênicas – Goiânia em Cena. Assim, com o tema [re]existências poéticas, o Goiânia em Cena traz atrações que compõem uma programação antenada com a contemporaneidade.

Ou seja, a ideia [re]inventar e ocupar espaços com múltiplas poéticas. Além disso, criar pontos de encontro, convivências artísticas e trocas de experiências, aproximando artistas e públicos por toda a cidade. O Goiânia em Cena acontece em diversos locais da cidade, como Teatro Goiânia,  Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, Centro Cultural UFG e outros locais da capital.

 

Mutirão da Cultura e Festa Sinfônica

Antiga Estação Ferroviária de Goiânia

Praça do Trabalhador receberá Mutirão da Cultura, de 18 a 22 de outubro acontece, com programação diversificada | Foto: Carla Falcão

 

A partir do dia 18 até 22 de outubro acontece o Mutirão da Cultura na Praça do Trabalhador. Dessa forma, foi realizada uma parceria da Secretaria de Cultura com a PUC e a UFG. Assim, no dia 18, às 18h, acontecem atividades como apresentação de acrobacias, acroflip’s, bola equilibrista e diabolôs. Também às 18h haverá apresentação da Banda Juvenil de Goiânia.

No dia 19 e 20 acontece o “Participa UFG” – das 8h às 18h – com serviços à comunidade de orientações diabetes e pressão arterial e curiosidade sobre o cérebro e testes de memória. Além disso, oficina de gênero e violência e a importância e impacto da mulher no mercado. Ademais, oficinas sobre finanças pessoais e atendimento e empreendedorismo.

Haverá ainda o evento “Música Regional”, que começa a partir das 15h com um workshop de Viola. Além disso, às 18h tem Orquestra Sinfonia do Cerrado, de Niquelândia.  Às 18h30, Orquestra Raízes de Pontalina, e a partir das 19h a Orquestra de Violas de Valinhos (SP).

No dia 22 de outubro, às 18h, acontece o evento “Goiânia em Prosa e Verso”, com o lançamento de 223 livros na Estação Cultura, Praça do Trabalhador. Além disso, no mesmo horário, toca a Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme.

Depois do aniversário de Goiânia (24/10), ainda tem várias opções!  No dia 27 de outubro, a  partir das 11h,  acontece a Festa Sinfônica, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Assim, acontece uma homenagem aos 86 anos de Goiânia, com Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Filarmônica de Goiás. Além disso, tocam os Coros Juvenil e Sinfônico de Goiânia.

Mundial Sub-17 de futebol masculino

Estádio Olímpico no Centro de Goiânia

Estádio Olímpico será um dos palcos do Mundial Sub-17 de futebol masculino. Goiânia recebe jogos a partir de 1º de novembro | Foto: Carlos Freitas

 

Já no dia 1º de novembro,  mas ainda fazendo parte da comemoração do aniversário de Goiânia, acontece o primeiro jogo do Mundial Sub-17 de futebol masculino na cidade. A competição começa no dia 26 de outubro e acontecerá em três cidades do país: Goiânia, Cariacica, no Espirito Santo, e no Gama, no Distrito Federal.

Assim, ao todo serão disputadas 18 partidas na capital, nos estádios Olímpico e Hailé Pinheiro. A Copa do Mundo Sub-17 é disputada a cada dois anos desde 1985 ininterruptamente, reunindo 24 países desde sua 12ª edição em 2007 na Coréia do Sul. Além disso, o Brasil sediará o evento pela 1ª vez, em função da desistência do Peru, ocorrida em fevereiro deste ano após ter sido oficializado como sede da competição em março do ano passado.

 

Palavras chave: , , , , , , , , , ,

,