FestCine chega à 9ª edição e acontece até 30 de setembro

FestCine chega à 9ª edição e acontece até 30 de setembro
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

O 9º Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia (FestCine) abre sua programação nesta segunda-feira (23/9), às 19h30. Assim, será exibido o longa “Encantados”, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro – na Rua 3,  no Centro.  Além disso, a sessão de abertura será marcada pela homenagem in memorian aos cineastas Rubens Ewald Filho e Luiz Cam. Ademais, terá também a presença da cineasta Tizuka Yamazaki e da atriz Ingra Liberato.

A programação do festival segue até o dia 30 de setembro e será encerrada com debates sobre os filmes exibidos. Assim, no total, serão 22 filmes, sendo 10 longas (quatro de ficção, quatro documentários e duas animações) e 12 curtas (quatro de ficção, quatro documentários e quatro animações).

O FestCine é um dos maiores festivais de cinema do Brasil. Assim, neste ano, ele é dedicado exclusivamente à produção cinematográfica goiana. Desde 2005, em suas mostras competitivas e paralelas, foram exibidos 89 longas metragens brasileiros e 121 curtas goianos de ficção, documentário e animação, 247 vídeos universitários e 125 vídeos caseiros nas mostras competitivas do festival.

 

Destaques

FestCine Goiânia chega a 9ª edição, com exibições de filmes de 23 a 30 de setembro de 2019

FestCine Goiânia chega a 9ª edição, com exibições de filmes de 23 a 30 de setembro de 2019

Dentre os filmes que serão exibidos, se destacam o longa-documentário “Parque Oeste”. O filme conta a história de uma mulher que reconstrói sua vida, transformando seu luto em sua luta. Isso acontece depois dela ser vítima de violência durante uma desapropriação no Parque Oeste Industrial, em Goiânia.

Outro destaque é o longa-documentário “Não tem arrego”.  O filme se passa em 2015, quando é anunciado em Goiás que cerca de 300 escolas públicas estaduais passariam para a gestão de entidades privadas, chamadas Organizações Sociais. Porém, o projeto foi pego de surpresa por um levante secundarista. Assim, aconteceram manifestações de rua e ocupações de escolas em todo o Estado.

Todos os filmes exibidos terão entrada gratuita. Além disso, o encerramento terá homenagens a Úrsula Ramos e Juliana Corso. A programação completa pode ser acessada AQUI!

 

Serviço

FestCine 2019

Local: Goiânia Ouro – Rua 3 – Centro

Data: De 23 a 30 de setembro

Valor: Gratuito em todas as sessões

 

Palavras chave: , , , , , , , ,

,