18ª Goiânia Mostra Curtas ocorre de 2 a 7 de outubro no Teatro Goiânia

18ª Goiânia Mostra Curtas ocorre de 2 a 7 de outubro no Teatro Goiânia
Escrito por Paula Falcão no dia na categoria Cidade

A já tradicional mostra de  cinema Goiânia Mostra Curtas chega a 18ª edição. O evento cultural, que tem  a valorização do  audiovisual do Centro-Oeste como enfoque, ocorre desta terça-feira (2/10) até domingo (7/10), deixando o Teatro Goiânia repleto de amantes do cinema, numa programação extensa e gratuita.

Foram 77 produções audiovisuais selecionadas de 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. A maratona de filmes em seis dias foi dividida em cinco mostras competitivas e uma mostra não competitiva. As que valem premiação são: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, 17ª Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros/Itinerante.

Cartaz da 18ª Goiânia Mostra Curtas, que ocorre de 2 a 7 de outubro no Teatro Goiânia

Há ainda a Curta Mostra Especial, que carrega uma das bandeiras da edição 2018.  Serão 42 curtas de ficção, 17 animações, 13 documentários e quatro experimentais exibidos. Os filmes giram em torno do tema “Gênero e intervenção – tornar-se mulher no cinema de curta-metragem contemporâneo” e são majoritariamente realizados por mulheres. A questão da representatividade, principalmente feminina, permeia todas as categorias do festival.

Segundo a organização da Goiânia Mostra Curtas, a seleção de obras de 2018 quis ir mesmo além da estética. A ideia foi convergir assuntos que demandam representatividade e expressão. Por isso, o público terá à disposição produções que propõem a discussão de gênero, a violência contra a mulher, questões religiosas, sociais e intolerância.

Abertura do festival com show do Carne Doce

Curta-metragem Estátua! será exibido na abertura da Goiânia Mostra Curtas, nesta terça-feira | Foto: Divulgação/ Assessoria

A abertura do Goiânia Mostra Curtas ocorre nesta terça-feira, a partir das 20h, no Teatro Goiânia. Será exibido o curta-metragem Estátua!, protagonizado por Maeve Jinkings, homenageada pelo festival ao lado da fundadora da Vitrine Filmes, Silvia Cruz.

Depois da cerimônia inicial, a aclamada banda goiana Carne Doce fará um pocket show da nova turnê, Tônus. É claro, as canções mais populares da banda não irão faltar.

Vila Cultural Cora Coralina é espaço de aprendizado

A Feira Audiovisual do Goiânia Mostra Curtas tomará a Vila Cultural Cora Coralina, espaço anexo ao Teatro Goiânia, no Centro, com oficinas, máster classes, painéis e oportunidades de networking com importantes nomes do audiovisual nacional. A feira de formação profissional ocorrerá de quarta-feira (3/10) a sexta-feira (5/10).

 

SERVIÇO

18ª Goiânia Mostra Curtas
Quando: 2 a 7 de outubro
Onde: Teatro Goiânia – Avenida Anhanguera com Avenida Tocantins, Setor Central – Goiânia
Entrada: Gratuita

Cerimônia de Abertura
Quando: Terça-feira (2/10), às 20h
Homenagem: Maeve Jinkings e Silvia Cruz
Pocket Show: Carne Doce

Cerimônia de Encerramento
Quando: Domingo (7 /10), às 20h
Performance Musical: Cocada Coral

Confira a programação completa AQUI!

Palavras chave: , , , , , , , ,

,