Pet friendly: onde levar seu animal de estimação em Goiânia

Pet friendly: onde levar seu animal de estimação em Goiânia
Escrito por Paula Falcão no dia na categoria Cidade

Os animais de estimação são membros de milhões de famílias no País e é cada vez mais comum ver estabelecimentos comerciais em que os bichos são muito bem recebidos. Chamados de pet friendly ou amigos dos animais, em tradução livre, empreendimentos adequados aos pets se popularizam em Goiânia com diferentes tipos de serviços e de olho em um público que valoriza quem recebe seus bichinhos.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil está atualmente no ranking dos três maiores mercados do mundo em faturamento no setor pet. Fica atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Além disso, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela ainda que há mais famílias com cachorros do que com filhos no Brasil.

A tendência pet friendly já se firmou no exterior.  Assim, no Brasil e em Goiás essa tendência também vem crescendo nos últimos anos. Shoppings, cafés, bares, padarias e hotéis repensaram a entrada de (principalmente) gatos e cachorros, acompanhados dos donos em ambientes internos e na área externa.

Cachorro fica deitado ao lado da cadeira do dono na Bubbly Waffle, na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista

De restaurantes a baladas

Os espaços pet friendly chegaram a baladas, restaurantes e feiras de alimentos naturais, como o Mercadinho Natureba (@mercadinhonatureba), que acontece todos os sábados, das 9h às 13h, na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista.

Segundo a organizadora, Yeska Ferreira, o local recebe todos os tipos de pets e de todos os tamanhos, mas com as devidas providências de segurança. Ela afirma ainda que o Mercadinho Natureba oferece “água no local e muito carinho para todos os bichos de estimação”.

O Ideologia62 (@ideologia62), bar/balada localizado no Setor Serrinha, em Goiânia, abriu o espaço para que os donos levem seus cachorros ao local. De acordo com um dos sócios do Ideologia62, Caio Augusto Peres, a permissão se restringe aos domingos. Há ainda feiras de adoção, que acontecem esporadicamente.

O #teamaproveite acompanhou um destes domingos no Ideologia62. Há amplo espaço para os pets brincarem. Durante o tempo que estivemos lá, alguns cachorros – de diferentes tamanhos – passaram pelo local, sem nenhum problema para eles, seus donos e os outros frequentadores. Aliás, os bichinhos causam certa comoção, pela fofura.

O restaurante Pitanga (@pitanganarede) foi inaugurado em 2013, e segundo a proprietária, Daniele Felga, no mesmo ano passou a ser pet friendly, por causa da demanda do público. Daniele conta que o local recebe animais, principalmente aos finais de semana, quando famílias inteiras vão ao restaurante. “Já aconteceu de todas as mesas terem cachorros”, conta.

A proprietária afirma que o Pitanga tem algumas regras de etiqueta, divulgadas nas redes sociais como:  manter os cachorros na coleira, soltar apenas na parte gramada do local e não liberá-los para chegar a outras mesas. Segundo Daniele, uma ideia para 2018 é ter um pequeno cardápio para os animais. Atualmente, o estabelecimento oferece água aos pets.

Pets são atração a parte aos domingo no Ideologia 62. Local tem espaço amplo para os bichinhos

Shoppings

Em Goiânia, os shoppings recebem os bichos estimação, mas algumas regras têm de ser seguidas. Na maioria, são aceitos apenas pets de pequeno porte e é necessário carregá-los no colo. Não é permitido transitar nas praças de alimentação. É assim que funciona no Flamboyant, no Goiânia Shopping,  Bougainville e Buriti Shopping.

No Passeio das Águas, animais de pequeno e médio porte podem ser levados ao estabelecimento com coleira. Para animais de grande porte é obrigatório o uso de focinheira.

No Shopping Cerrado só são permitidos pets de pequeno e médio porte. Eles devem ser conduzidos no colo ou em uma bolsa apropriada para transporte de animais. Os bichinhos não podem circular ou permanecer  em restaurantes,  praça de alimentação e banheiros.

No Araguaia Shopping, os animais de pequeno porte não precisam ser segurados no colo. Mas estão vetados na praça de alimentação.

Hotéis

Há um selo que certifica hotéis e pousadas com serviços para animais de estimação que viajam com seus donos. Ele foi criado em 2012 pelo Portal Turismo 4 Patas, que desenvolve conteúdo especializado em viagens com animais de estimação.

Em Goiás, três estabelecimentos receberam este selo e só um fica em Goiânia, o Hotel Rio Vermelho, no Centro.  Alto Paraíso (Hotel Fazenda Pousada dos Anões) e Alexânia (Fazenda Hotel Estrela) têm hotéis adequados aos pets.

Apesar de não possuir selo, a rede internacional Ibis, recebe os pets com seus donos durante a hospedagem em Goiânia. Segundo a gerente geral do Ibis Goiânia, localizado no Setor Oeste, Tassila Valério Araújo, o hotel aceita cachorros de pequeno porte (até 10kg) e exige o cartão de vacinas. Há uma cobrança adicional de R$50 na tarifa.

Tassila explica ainda que o pet não pode ficar desacompanhado do seu dono, “e que todos no hotel adoram receber os bichinhos”. A rede ainda vende um kit pet por R$60, com cama, comedouro e tapete higiênico.

 

Cachorrinho faz pose para visitantes do Mercadinho Natureba, que funciona aos sábados, na Alameda Ricardo Paranhos

Outros locais pet friendly em Goiânia

Café Cariño

O café permite que os bichos de estimação fiquem na área externa, com coleira e próximo aos donos.

Endereço: R. 1136, 530 – St. Marista

Mais informações: (62) 3241-3278

Instagram: @cafecarino

 

Las Nenas Café Bistrô

Os animais de estimação podem acompanhar seus donos na área externa.

Endereço: Av. 136, 20 – St. Marista

Mais informações: (62) 3088-6070

Instagram: @lasnenasbistro

 

La Boulangerie de France

É permitida a permanência na varanda do café.

Endereço: Av. T-15, 492 – St. Bueno

Mais informações: (62) 3924-4242

Instagram: @boulangeriedefrance_

 

Fran’s Café Marista

Os pets podem ficar livremente na área externa.

Endereço: Alameda Dom Emanuel Gomes, Qd 238 Lt 24, 66 – St. Marista

Mais informações: (62) 3942-1314

Instagram: @franscafemarista

 

Bubbly Waffles

Os bichos de estimação podem ficar livremente na área externa se estiverem com coleira.

Endereço: Alameda Ricardo Paranhos, 1110 – St. Marista

Mais informações: (62) 98312-3027

Instagram: @bubbly.waffles

 

Praça do Sol

Aberta ao público, possui um bom local para animais de pequeno porte: o Pet Place. O lugar possui obstáculos e um túnel para os pets brincarem.

Palavras chave: , , , , , ,

,