Projeto ReViva Goiânia vai revitalizar Rua 8, no Centro

Projeto ReViva Goiânia vai revitalizar Rua 8, no Centro
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

Áreas com valor histórico em Goiânia estão prestes a passar por um belo processo de revitalização. É que a Prefeitura de Goiânia divulgou que está desenvolvendo, em parceria com construtoras, o Projeto ReViva Goiânia,  que tem como objetivo revitalizar a região conhecida como Núcleo Pioneiro da Capital. Ou seja,  a parte da cidade com mais tombamentos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O primeiro local a ser revitalizado é a Rua 8, conhecida como Rua do Lazer, no Centro da cidade. A obra, que será realizada pela Prefeitura de Goiânia, deve se iniciar ainda até a segunda quinzena de fevereiro. A previsão é que até o junho de 2019 ela seja concluída.

Segundo a Prefeitura, Rua do Lazer é primeiro lugar a ser beneficiado por ReViva Goiânia | Foto: Carla Falcão

O custo total é de aproximadamente R$270 mil. As intervenções na Rua do Lazer consistem em uma compensação de uma empresa privada por construções realizadas na capital. A construtora atuará junto com a Prefeitura na revitalização.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Goiânia, Henrique Alves, as obras também acontecerão nas duas quadras próximas à Rua 8, que abrangem as ruas 3 e 9, além das avenidas Anhaguera e Goiás.

A revitalização

As obras de revitalização contemplarão todo o calçamento e paisagismo da Rua 8. Além disso, serão feitas adequações de acessibilidade e segurança previstos em lei, como a adoção de piso tátil. Ainda serão reformadas as luminárias e o mobiliário urbano que compõe toda a rua.

Henrique Alves também informou ao Aproveite a cidade que os dois becos que saem da Rua do Lazer serão reformados, cada um com um proposta. Um deverá ser voltado à cultura, enquanto o outro, do lado oposto, terá temática de esportes. Uma meia quadra de basquete será construída no local.

Os dois quiosques que também estão na Rua do Lazer serão revitalizados. Assim, as licenças serão verificadas, e caso haja algum problema, uma nova licitação poderá ser feita.

O Projeto ReViva

Calçamento, paisagismo e becos que partem da Rua do Lazer serão revitalizados | Foto: Paula Falcão

O ReViva Goiânia tem por objetivo revitalizar a região conhecida como Núcleo Pioneiro da Capital. A região se inicia na Praça do Botafogo, no Setor Leste Vila Nova, passando pela região Central, entre a Praça Cívica e Avenida Paranaíba. Ela segue pelas avenidas Anhanguera e 24 de Outubro até a altura da Praça Joaquim Lúcio, em Campinas.

Uma das ações é a despoluição visual das duas regiões. Por isso, um dos primeiros objetivos é promover a valorização da paisagem histórica do Centro de Goiânia.

 

Menos imposto para  revitalização de fachadas

Henrique Alves afirmou que algumas etapas do ReViva Goiânia já estão sendo realizadas. “Já enviamos um projeto à Câmara Municipal, que já foi aprovado em 1ª votação, que concede isenção de dois anos de IPTU para quem revitalizar as fachadas nestas áreas”, afirmou.

Outro ponto é a concessão de benefícios para que o centro de Goiânia seja reocupado, residencial ou comercialmente. A ideia consta no novo Plano Diretor da Cidade e concede determinadas isenções de impostos para estes empreendimentos. O Plano deve chegar à Câmara Municipal para votação no início de 2019.

O secretário contou ainda que outros lugares estão sendo estudados para passarem por revitalização. O próximo ponto da cidade pode ser a Praça do Cruzeiro, no Setor Sul.

 

Palavras chave: , , , , , , , , , , , , , ,

,