Bibliotecas em Goiânia: uma lista de locais para estudar gratuitamente

Bibliotecas em Goiânia: uma lista de locais para estudar gratuitamente
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

O Aproveite a cidade preparou uma lista com 10 bibliotecas em Goiânia. Assim, pensando em atingir o maior número de pessoas que podem ser beneficiadas, todas elas têm entrada gratuita.

Além disso, há um acervo muito grande nas bibliotecas em Goiânia. Apenas a biblioteca Marietta Telles Machado, na Praça Universitária, por exemplo, há 35 mil volumes. Na da UFG, há quase 240 mil exemplares. Dessa forma, há ainda específicas como uma com 3,5 mil livros referentes a história de Goiás, do Brasil Central. E, importante, uma com livros em braille e áudio!

Confira nossa lista com 10 bibliotecas em Goiânia e aproveite tudo o que a cidade tem para nos oferecer!

Biblioteca Municipal Cora Coralina

 

Local fica na Avenida 24 de outubro, no bairro de Campinas

Localizada no Setor Campinas, funciona no Antigo Palace Hotel, em Goiânia. Além disso, foi tombado como parte do Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia | Foto: Prefeitura de Goiânia

A Biblioteca Municipal Cora Coralina se localiza no Setor Campinas. Assim, funciona no Antigo Palace Hotel, em Goiânia. Além disso, foi tombado como parte do Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.

Endereço: Avenida 24 de Outubro, nº120 – Setor Campinas

Mais informações:  (62) 3524-1975

Biblioteca Marieta Telles Machado

Marietta Telles Machado também dá nome a uma das bibliotecas em Goiânia

Acervo tem 35 mil volumes. Além disso, no local funciona também uma gibiteca | Foto: Prefeitura de Goiânia

 

A Biblioteca Marieta Telles Machado possui um acervo de 35 mil volumes. Além disso, no local funciona também uma gibiteca. O horário de funcionamento é das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Praça Universitária – Setor Universitário

Telefone: (62) 3524-1786 | (62) 3524-1787

Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás

Biblioteca Central da UFG se localiza no Campus Samambaia

A biblioteca funciona das 7h15 às 22h, de segunda a sexta-feira. Alem disso, no período de férias acadêmicas o horário pode mudar | Foto Site UFG

 

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás foi criada em 24 de outubro de 1973. Assim, é resultado da fusão das 13 bibliotecas departamentais das unidades de ensino, passando então a funcionar no prédio da Faculdade de Direito. Posteriormente, no final da década de 80, um acordo entre a UFG e o Ministério da Educação possibilitou a construção de uma sede para a biblioteca no Campus Samambaia.

O acervo da Biblioteca Central, juntamente com as quatro Bibliotecas Setoriais da UFG, é constituído por mais de 238 mil exemplares e 117 mil titulos. A biblioteca funciona das 7h15 às 22h, de segunda a sexta-feira. (No período de férias acadêmicas o horário pode mudar).

Endereço: Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Samambaia

Telefone: (62) 3521-1151

 

Biblioteca Setorial da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Biblioteca se localiza no Setor Universitário

Local possui livros, teses de mestrado e doutorado. Além disso, trabalhos de graduação e livros correspondentes aos cursos que são ministrados próximos ao prédio | Foto: Site UFG

 

A Biblioteca Setorial da Universidade Federal de Goiás (UFG) possui livros, teses de mestrado, doutorado, trabalhos de graduação e livros correspondentes aos cursos que são ministrados próximos ao prédio.

Assim, são eles: Direito, Odontologia, Farmácia, Psicologia e Pedagogia. Além disso, Medicina, Nutrição, Enfermagem, Engenharia Civil e Elétrica e Musicoterapia. A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 22h. (No período de férias acadêmicas o horário pode mudar).

Endereço: Praça Universitária, Setor Universitário (no prédio da Faculdade de Direito da UFG)

Telefone: (62) 3209-6015

 

Biblioteca PUC Goiás – Área 1

Local é aberto ao público e uma das bibliotecas em Goiânia

Biblioteca é aberta público em geral. Ademais, possui mais de 146 mil volumes registrados no acervo | Foto: Site PUC-GO

 

A Biblioteca da Área 1 da PUC-GO é aberta ao público em geral. Assim, possui mais de 146 mil volumes registrados no acervo. Além disso, coleções de materiais especiais, que somam mais de 5 mil volumes, entre mapas, teses, relatórios técnicos, discos, fitas, slides, partituras, folhetos, gravuras e obras raras.

Ademais, mantém 523 títulos de periódicos correntes, entre os 1694 que possui. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 22h. Além disso, aos sábados funciona das 8h às 12h.

Endereço: Rua 226 esquina com Rua 235, Área I, Setor Leste Universitário

Telefone: (62) 3946-1169

 

Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas

Local fica no Centro Cultural Marietta Telles Machado

Localizada na Praça Cívica, tem cerca de 70 mil títulos. Além disso, no local funciona a gibiteca Jorge Braga | Foto: Carla Falcão

 

A Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas se localiza no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica. Assim, foi criada em junho de 1967, mas recebeu a atual denominação apenas em abril de 1991, em homenagem ao escritor Pio Vargas, que cedeu algumas de suas obras para a criação do museu, em 1967.

Dessa forma, nas 82 estantes do salão estão distribuídos cerca de 70 mil títulos entre eles, 160 mapas, 28 atlas, revistas e jornais que compõem a seção especial. Além disso, no acervo podem ser encontrados revistas, jornais diversos, coleções especiais e dicionários, entre outros.

O espaço oferece a Gibiteca Jorge Braga, e nós contamos tudo sobre o local AQUI. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica – Centro

Telefone: (62) 3201-4653

 

Biblioteca Braille – José Álvares de Azevedo

Local é dedicado para deficientes visuais

Também localizado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, é dedicado a deficientes visuais | Foto: Carla Falcão

 

Uma das bibliotecas em Goiânia que não é conhecida é a José Álvares de Azevedo, conhecida como Biblioteca Braille, a única em Goiás que oferece livros para deficientes visuais. Assim, seu acervo conta 1,5 mil obras em braille e 500 em áudio. Dessa forma, são obras digitalizadas para serem consultadas por meio de softwares de voz, via computador.

Além disso, há vários lançamentos da literatura atual, e também livros históricos. A biblioteca possui sala de leitura, com cabines individuais para adultos e crianças. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Endereço: Centro Cultural Marieta Telles Machado – Praça Cívica – Centro

Telefone: (62) 3201-4649

 

Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC)

Biblioteca fica em Instituto da PUC-GO

Local possui 3,5 mil livros referentes a historia de Goiás e do Brasil Central | Foto: Site PUC-GO

 

O Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), pertencente a PUC-GO, pode ser considerada uma das bibliotecas em Goiânia. Assim, tem um grande acervo de livros e pesquisas. São 3,5 mil livros referentes a historia de Goiás, do Brasil Central, além de teologia e filosofia do século XVII ao XX. Ademais, há 170 códices manuscritos do séculos XVIII ao XX, 20 mil documentações manuscritas e datilografadas avulsas, 220 boninas de documentação microfilmada do século XVIII e XIX.

Além disso, há ainda jornais goianos do século XIX e XX, documentação manuscrita portuguesa do século XVIII e XIX referente à Goiás, 20 mil fotografias do século XIX e XX.  cartografia com 50 mapas e plantas do século XVI ao XX (cópias) e 15 títulos de jornais impressos goianos originais de 1900 a 1979. O Instituto abre de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. (O local passará a funcionar na Biblioteca da PUC-GO em breve, mas ainda sem uma data confirmada).

Endereço: Rua 233, nº141 – Setor Universitário (próximo à Praça Botafogo)

Telefone: (62) 3946-1077

Biblioteca Sesc Centro

Biblioteca do Sesc, no Centro de Goiânia

Biblioteca conta com acesso à internet, sala de audiovisual, sala de estudo em grupo, espaço infantil, leitura local de jornais, revistas em quadrinhos e biblioteca ambulante | Foto: Site Sesc Goiás

 

 

 

 

Além do serviço de empréstimo de livros, a biblioteca do Sesc Centro conta com acesso à internet, sala de audiovisual, sala de estudo em grupo, espaço infantil, leitura local de jornais, revistas e quadrinhos e biblioteca ambulante. Além disso, há também duas televisões na sala multimídia que podem ser utilizadas, de segunda a sábado, para assistir videoaulas, filmes ou seriados.

Os empréstimos de livros são destinados aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes. Assim, cada leitor pode pegar quatro livros e permanecer com eles pelo período de 14 dias. Caso haja necessidade, o leitor pode solicitar a renovação dos livros. Para isso, basta levar a publicação que deseja renovar e o cartão Sesc na biblioteca. Já a entrada para estudo é aberta ao público em geral. A biblioteca funciona na segunda-feira das 13h às 19h. Além disso, de terça a sexta-feira das 8h às 20h, e no sábado das 8h às 17h.

Endereço: Rua 15, esq. com a Rua 19  – Centro

Telefone: (62) 3933-1700

 

 

Biblioteca infantil do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Biblioteca se localiza no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Funcionamento da biblioteca é de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita | Foto: Carlos Freitas

 

O Centro Cultural Oscar Niemeyer, inaugurou em junho de 2019 sua biblioteca infantil, localizada no 1° piso do prédio principal. Dessa forma, o funcionamento da biblioteca é de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

A biblioteca conta com mais de 4,6 mil títulos e aproximadamente 11 mil exemplares. Assim, reúne obras de Machado de Assis, J.K Rowling, Monteiro Lobato e Lewis Carrol. Além disso, tem títulos de autores como,  Arnaldo Antunes, Julio Verne, Ana Maria Machado, Roger Mello, Ziraldo, Tatiana Belinky e outros.

Acesse AQUI e leia a matéria completa sobre o local, que deve receber em breve uma biblioteca para adultos e uma virtual.

Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Km 1 – Chácaras Alto da Glória

Telefone: (62) 3201-4911

 

 

 

Palavras chave: , , , , , ,

,