Projeto Yoga na Rua reúne praticantes semanalmente no CCON

Projeto Yoga na Rua reúne praticantes semanalmente no CCON
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

O projeto Yoga na Rua acontece há dois meses na Esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). No dia 22 de agosto, uma quinta-feira, dia da semana em que a prática acontece,  a partir das 19h,  o Aproveite a cidade acompanhou a aula ministrada pelo idealizador do projeto e professor Ciro Castro. No local, mais de 40 alunos fizeram os movimentos da arte milenar por pouco mais de uma hora.

Desde o fim junho de 2019, o projeto Yoga na Rua  tem atraído pessoas de todas as idades em busca de autoconhecimento e qualidade de vida. Uma vez por mês o próprio Ciro ministra as aulas, e, nos outros três encontros, os alunos em formação são responsáveis pelas práticas. Os professores pedem para que cada um leve seu tapete para a prática.

O projeto  procura abordar as posturas do Yoga, os chamados asanas, da mesma maneira que um grafiteiro coloca sua arte no muro. Ou seja, intervindo no ambiente urbano com a sua prática e, desta forma, trazendo um questionamento sobre a maneira que nos relacionamos nas grandes cidades.

Como começou o  Projeto Yoga na Rua

 

Yoga na Rua é ministrado por Ciro Castro uma vez por mês

O idealizador do Projeto Yoga na Rua e professor, Ciro Castro, em uma de suas fotos em locais urbanos | Foto: Divulgação

 

O Projeto Yoga na Rua nasceu quando Ciro Castro se mudou para São Paulo, há aproximadamente cinco anos. Ele conta que se sentia incomodado ao ver que a Yoga quase sempre era relacionada, por meio da fotografia, à pessoas bonitas e jovens. Além disso, tais registros também sempre eram feitos em lugares paradisíacos. Assim, ele entendeu que esta forma de retratar a Yoga afastava as pessoas, uma vez que elas não se sentiam incluídas, representadas.

“Eu quis quebrar isso. E levei o Yoga para a área urbana. Assim, fiz fotos na Avenida Paulista, na Rua Augusta, na Praça Roosevelt, sempre no meio das pessoas. Em Goiânia, fiz na Rua 3, e isso gerou um barulho. Posteriormente, transformei o Yoga na Rua e um projeto de aulas. O projeto é pensado para levar o Yoga aos locais onde as pessoas estão”, afirmou.

Em São Paulo, o Projeto acontece no Parque Buenos Aires, no Bairro de Higienópolis. Há dois anos trouxe o projeto a Goiânia. Assim, as aulas começaram no Parque Flamboyant, até acontecer o convite para que passassem a acontecer no CCON.

 

Yoga é uma prática para o autoconhecimento

 

Projeto Yoga na Rua acontece todas as quintas-feiras, às 19h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer | Foto: Carlos Freitas

 

Nascido em Goiânia, Ciro começou a praticar Yoga há pouco mais de 15 anos. Ele afirma que para se tornar professor você deve ser um ‘iogue’, isto é, deve ter um estilo de vida que condiz com o Yoga, como prática constante e muito estudo. Além disso, o professor explica que a modalidade, no Brasil e no mundo, é uma atividade livre, pois é ancestral.

Para o professor, o Yoga é uma prática para o autoconhecimento. “Acredito que o maior benefício da prática é amenizar o fluxo de emoções em nosso cérebro. Assim, traz para a gente mais sabedoria e sapiência. Além disso, sendo feita de uma forma mais intensa, ajuda na parte física também”. O professor diz que a ideia é fazer o projeto Yoga na Rua perdurar, tendo o CCON como casa.

“Tenho grande carinho pela cultura de Goiânia. Já fui baixista, já participei do underground do Martim Cererê, e também já fui dj na Fiction. Dessa forma, estar aqui no Centro Cultural Oscar Niemeyer, para mim, tem esse lado emocional. Já toquei aqui, já estive em festivais. Assim, é uma forma de ocupar a cidade. Além disso, quero popularizar o Yoga de alguma forma”, afirma.

 

Serviço

Projeto Yoga na Rua

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer – Av. Deputado Jamel Cecílio, Km 01 – Chácaras Alto da Glória

Quando: Todas as quintas-feiras, sempre às 19h

Valor: Aulas são gratuitas

Palavras chave: , , , , , , , , ,

,