Festival Italiano de Nova Veneza 2019 será realizado de 6 a 9 de junho

Festival Italiano de Nova Veneza 2019 será realizado de 6 a 9 de junho
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

Em sua 15ª edição, o Festival Italiano de Nova Veneza 2019, tradicional evento gastronômico em Goiás, acontece de 6 a 9 de junho. Assim, a pequena cidade goiana, situada a 44 quilômetros da capital, espera receber aproximadamente 120 mil visitantes nos quatro dias de evento.

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Italiano de Nova Veneza terá apoio oficial da Embaixada da Itália no Brasil. Além disso, será realizada mais uma edição da Mostra de Cinema Italiano durante o evento.

Culinária

A culinária,  que é a grande atração da festa, como sempre, terá novidades no cardápio. Esta, aliás, é a grande expectativa do público. A Cantina da Nona, cozinha oficial do evento, lança em 2019 o macarrão à carbonara. Além disso, também oferecerá sucos, vinhos e espumantes da Vinícola Aliança, da Serra Gaúcha.

Também vai ter a tradicional polenta frita, o petisco mais celebrado dos italianos. Ainda há massas, lasanhas, nhoques, entre outros pratos, cujos preços custam a partir de 20 reais. Em 2018, os mais baratos saíam por 15 reais, e os mais caros custavam 35 reais.

Além disso, em todo circuito haverá cerca de 40 estandes, entre cantinas instaladas com cardápios diversificados. Nele estão incluído cafés, sobremesas e artesanato.  A meta é atrair turistas de todo o Centro-Oeste nos quatro dias de Festival.

Shows

Como o Aproveite a cidade já havia adiantado, na programação haverá um aulão de italiano aberto ao  público. Além disso, haverá shows dos cantores Ana Paula Drigo e banda, Andrea Scognomiglio e Martinez Chiovato. Ainda cantam Amanda Giovanna, a dupla Heber e Alex, e o coral Toscanelli, da Associazione Italiana di Goiás (Aigo).

Crianças de duas escolas da cidade também farão apresentações. Portanto, meninas e meninos de 9 a 12 anos farão apresentações em corais e também de grupos de dança.

O Festival Italiano de Nova Veneza também receberá, no dia 6 de junho, uma missa rezada em italiano. Portanto, a partir das 19h, a a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da comunidade, receberá os fieis da cidade e também os visitantes.

Além disso, o Festival de Nova Veneza receberá 20 dançarinos. Eles farão apresentações de danças folclóricas italianas. Em 2019 também haverá a 2ª edição da Mostra de Cinema Italiano. Assim, as sessões estão marcadas para sábado, 8, e domingo, 9, no Centro Cultural Pedro Peixoto. A entrada é gratuita e os filmes serão legendados.

Haverá ainda uma exposição do fotógrafo paraibano Francisco Andrade. A mostra chamada Cenas Venezianas contará com imagens extraídas de livro de mesmo nome. Ele conta sobre o Carnaval de Veneza, uma tradição italiana mantida desde o século XVI.

No dia 6 de junho, às 20h30, também haverá o lançamento do livro “O amor em uma Nova Veneza: a história de Oswaldo e Edith”. Nele é contado a conta a trajetória dos descendentes de italianos e criadores da festa gastronômica e cultural que estão juntos há 64 anos

No último dia do evento acontece o tradicional panelaço: quando as cozinheiras das cantinas e demais organizadores da festa correm pelo circuito ao som da tradicional Tarantella Napoletana.

Aumento nos números

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, afirmou que o Festival Italiano de Nova Veneza 2019 tem tudo para superar os números do ano anterior. “Em 2018 o evento movimentou mais de R$ 2 milhões na economia da cidade e, consequentemente, do Estado de Goiás. Além disso, foram gerados 1.200 postos de trabalho temporários. Portanto, nós vamos apoiar o evento para fazer crescer esse número de oportunidades de trabalho na cidade, que em 2018 já foi 20% maior em relação a 2017”, afirmou Sandro Mabel.

 

Palavras chave: , , , , , , , , ,

,