TNT: cafeterias de Goiânia se reúnem para competição de latte art

TNT: cafeterias de Goiânia se reúnem para competição de latte art
Escrito por Paula Falcão no dia na categoria Gastronomia

Toda última quinta-feira do mês, baristas de várias cafeterias de Goiânia se reúnem para a Thursday Night Throwdown (TNT). O nome, que faz referência ao que acontece “quando a noite de quinta-feira cai”, consiste em uma competição e ainda em uma maneira de confraternizar. É que os baristas organizam uma disputa de latte art.  Ou seja, a partir de duelos são avaliados os desenhos com leite vaporizado  feitos sobre o café.

Baristas fazem desenho de leite vaporizado sobre o café durante TNT em Goiânia | Foto: Carla Falcão

É claro que quem compete quer levar a premiação para casa. Afinal, para participar é cobrada uma taxa de inscrição e o montante tem como destino o bolso do ganhador. Mas, é mais do que isso. A reunião mensal é uma maneira de aprender uns com os outros, seja para incrementar a latte art, seja para trocar ideias a respeito do ramo de cafeterias, em ampla expansão em Goiânia.

TNT é uma competição latte art, que ocorre sempre na última quinta-feira do mês. Em Goiânia, é fechado, e reúne baristas de várias cafeterias | Foto: Carla Falcão

O time Aproveite a cidade teve a oportunidade de acompanhar duas edições do evento fechado ao público, em janeiro e fevereiro. Há um rodízio das cafeterias. Cada mês, uma é anfitriã. Assim, vivenciamos TNTs no Rensga Café e no Yvy Café, que agora se localiza em um casarão no Setor Marista. Nas duas vezes, ajudamos na avaliação das artes elaboradas pelos baristas. Foram experiências bem legais!

 

Como funciona a competição

Jurados elegem café com melhor latte art durante TNT no Rensga Café | Foto: Carla Falcão

As competições de latte art ocorrem ao redor do mundo.  O Brasil também tem um campeonato nacional. O que vale mesmo é a criatividade e a precisão do desenho. Uma vez que estivemos ao lado dos avaliadores no TNT, foi bem interessante entender os critérios que levam um desenho a vencer o outro. O que os baristas e especialistas contaram é que a repetição é a chave para uma boa latte art.

E, claro, o time Aproveite a cidade  também compartilhou com nossos leitores por meio do Instagram o desempenho dos baristas. Portanto, se a gente for convidado de novo, você também poderá votar na sua arte favorita por meio de enquete!

Baristas e representantes de várias cafeterias se reuniram em janeiro no Rensga Café | Foto: Carla Falcão

Depois das inscrições dos baristas participantes do TNT, é feito um sorteio para o chaveamento. Os duelos são eliminatórios até que seja definido o campeão. Assim, os jurados não podem ver o café sendo feito para garantir a imparcialidade da avaliação. Do que pudemos acompanhar, houve artes incríveis e também alguns desenhos abstratos!

 

 

Você também pode gostar

Palavras chave: , , , , , , , , , , , ,

,