Galeria Cidade: projeto em Aparecida de Goiânia valoriza arte urbana

Aparecida de Goiânia deve ficar repleta de por arte urbana, em breve!  É que a Prefeitura da cidade iniciou o projeto “Galeria Cidade”, que tem como objetivo fomentar a arte urbana e valorizar o patrimônio público do município. Assim, a ideia é dar visibilidade aos espaços públicos e à arte produzida localmente. Desta forma, o projeto contempla inicialmente 20 pontos que receberão intervenções de artistas em diferentes regiões da cidade.

O primeiro a receber o projeto é o viaduto Vereador João Antônio Borges, na Avenida São Paulo, na Vila Brasília. A inauguração do local é prevista para 26 de julho. O eixo recebeu intervenções do artista plástico Marcelo Costa. Assim, a poética visual retrata a cultura de Aparecida de Goiânia,  como os violeiros, catireiros, movimento afrodescendente, folia de reis e outras tradições.

 

Grafite do artista Marcelo Costa no projeto Galeria Cidade tem olhos, rostos e geometria

Um dos grafites do artista Marcelo Costa, no projeto Galeria Cidade, em Aparecida de Goiânia | Foto: Carlos Freitas

 

O artista, responsável pelo cenário do viaduto, comemorou o resultado. “Cada um tem sua forma de fazer cultura. Me sinto honrado em participar desse projeto que vai dar um novo conceito de tradição cultural para o povo de Aparecida. Assim, quem visitar nossa cidade vai ver as nossas artes. Os espaços públicos precisam ser tomados por arte, porque onde tem arte tem reflexão”, sublinhou Marcelo Costa.

O secretário executivo de Cultura e Turismo, Guido Marco, destacou que o projeto cria diálogo com a cultura local. “A arte contribui para a valorização da cultura do município. Além disso, ajuda a reorganizar um novo conceito para os espaços públicos. Vamos levar o cenário de arte urbana para outros pontos como forma de restaurá-los com a manifestações artísticas”, afirmou.

 

Arte espalhada por Aparecida

Grafites do projeto Galeria Cidade em Aparecida de Goiânia

Viaduto Vereador João Antônio Borges, na Avenida São Paulo, na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, ganha grafites do projeto Galeria Cidade | Foto: Carlos Freitas

O projeto Galeria Cidade prevê também a revitalização com arte urbana do Centro histórico de Aparecida. Além disso, o Estádio Annibal Batista de Toledo e os CEUS das Artes da Cidade Vera Cruz e Parque Flamboyant devem receber intervenções. Também haverá painéis de arte urbana no Complexo Artístico Distrito Urbano, no Setor Independência Mansões.

A Tintas Luztol, que é uma empresa goiana, é parceira da iniciativa e está doando todo o material para a realização do projeto. E não… Esse “merchan” não foi o estagiário que deixou passar. É consciente porque o Aproveite a cidade achou o Galeria Cidade super legal! Já pode patrocinar a gente também, Luztol.

 

Palavras chave: , , , , , , , , , , ,

,