Coreto da Praça Cívica e Torre do Relógio da Goiás serão restaurados

Coreto da Praça Cívica e Torre do Relógio da Goiás serão restaurados
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

Símbolos do Art Déco, o Coreto da Praça Cívica e a Torre do Relógio da Avenida Goiás, instalados no centro de Goiânia, serão restaurados. A obra de restauração foi autorizada em uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado Goiás (Iphan/GO) com a Prefeitura de Goiânia. O valor total será de R$400 mil.

O Coreto da Praça Cívica e o Torre do Relógio são bens de propriedade e gestão do município. Assim, fazem parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Goiânia. O Iphan reconhece o Conjunto como Patrimônio Cultural Brasileiro.

As obras, que serão executadas com recursos do Iphan, visam à restauração completa do Coreto. Assim, incluirão canteiros, serviço de drenagem, recuperação do piso e bancos em granitina. Além disso, haverá reconstituição do reboco, adornos e elementos decorativos, execução de calçada acessível, e por fim, a pintura do bem.

Já na Torre do Relógio serão feitos serviços de limpeza e conservação do revestimento externo. Portanto, haverá reposição de vidros quebrados, pintura externa, além da reativação do relógio.

Coreto da Praça Cívica, no Centro de Goiânia

Coreto da Praça Cívica passará por restauração. Obras serão realizadas por IPHAN, em parceria com a prefeitura de Goiânia | Foto: Carla Falcão

Outras obras do Iphan

Recentemente, o Iphan também anunciou a recuperação do prédio da antiga Chefatura de Polícia de Goiás. As obras serão feitas junto com o governo de Goiás. O prédio também se localiza na Praça Cívica de Goiânia. Assim, as intervenções são parte de uma série de ações que vêm sendo realizadas para a recuperação da região. Entre 2014 e 2016, foi realizada a obra de requalificação urbana da Praça Cívica.

Já em maio, foi concluída a obra de restauração da Estação Ferroviária de Goiânia. As duas intervenções tiveram recursos do PAC Cidades Históricas, por meio do Iphan. Além disso, a instituição do Governo Federal também está concluindo a obra de restauração do edifício da Antiga Delegacia Fiscal. Posteriormente, no local funcionará a nova sede do Iphan em Goiás.

Torre do Relógio, localizado na Avenida Goiás, passará por restauração

Torre do Relógio, localizada na Avenida Goiás, em Goiânia. Restauração serviços terá serviços limpeza e volta de funcionamento de relógio | Foto: Carla Falcão

Manual de conservação

Em reunião com a Prefeitura de Goiânia, a superintendente do Iphan (GO), Salma Saddi, entregou aos representantes da Prefeitura Municipal o Manual de Uso, Conservação e Manutenção do prédio da Estação Ferroviária de Goiânia.

O manual, entregue em meio físico e digital, orienta os gestores do bem sobre como conservar e realizar manutenções preventivas no prédio. Também orienta sobre seus sistemas e equipamentos, e, além disso, sobre seus elementos artísticos como a Maria Fumaça, os painéis de Frei Nazareno Confaloni e o relógio da torre.

 

Palavras chave: , , , , , , , , , , , ,

,