Esportes ao ar livre: onde praticar em Goiânia

Esportes ao ar livre: onde praticar em Goiânia
Escrito por Carlos Freitas no dia na categoria Cidade

Goiânia possui bons locais para quem quer praticar esportes ao ar livre. Seja uma caminhada, pedalar, andar de skate ou praticar yoga.

Segundo informações da Prefeitura de Goiânia, hoje a cidade possui 32 parques e bosques implantados em diferentes regiões.

Inclusive, levantamento realizado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), mostra que Goiânia tem 94 metros quadrados de áreas verdes para cada cidadão. Assim, a cidade está entre as capitais com maior número de metros quadrados de áreas verdes por habitante.

O Aproveite a cidade sugere as seguir alguns dos melhores locais para se praticar esportes ao ar livre na capital. Confira!

 

Bosque dos Buritis

Bosque dos Buritis é ótimo para se exercitar e passear com a família | Foto: Nana Caê

Quem passa pelo Bosque dos Buritis, situado no Setor Oeste, sempre encontra pessoas se exercitando e famílias passeando por lá. O local tem lagos, caminhos internos, canais de água e estação de ginástica. No total, são 124.800m². Ou seja, muito verde para você se exercitar.

Há ainda o Museu de Arte de Goiânia (MAG), um Orquidáreo e o Centro Livre de Artes. Nós já fizemos uma matéria completa sobre o Bosque. Leia AQUI!

Além das atividades tradicionais, quinzenalmente, aos domingos, acontece o projeto Manhã Zen. Na programação tem yoga, reiki e meditação. O evento é gratuito e aberto a todos.

Onde:Entre as Ruas 1, 29, Avenida Assis Chateaubriand e Alameda dos Buritis – Setor Oeste.

 

Parque Vaca Brava

O Parque Vaca Brava abriga praticantes de várias atividades, principalmente corrida de rua e caminhada | Foto: Paula Falcão

O Parque Vaca Brava se localiza no Setor Bueno e foi criado em 1951. Porém, sua construção aconteceu apenas no ano de 1996.

O local possui mais de 77 mil m² e tem pista de caminhada, estações de ginástica e ampla área verde. Portanto, uma área permite praticar diversos esportes ao ar livre. Já vimos até gente treinando boxe por lá!

Onde: Entre as Avenidas T-5, T-10, T-13, T-15 e T-66 – Setor Bueno.

 

Parque Marcos Veiga Jardim

O Parque Marcos Veiga Jardim tem quadras poliesportivas e de areia. É local queridinho pelos skatistas | Foto: Carla Falcão

O Parque Marcos Veiga Jardim fica próximo ao Autódromo de Goiânia e possui 65 mil m². Funciona diariamente das 5h às 23h e tem como destaque a pista de skate, considerada a melhor pista pública do estado de Goiás.

O local ainda possui quadras poliesportivas e de areia, academia ao ar livre, playground, quiosques de alimentação, teatro de arena e ainda pista para caminhada de 1,2 mil m. Ou seja, tem diversão para todos os gostos.

Onde: No fundo do Autódromo. O acesso pode ser feito pela GO-020, saída Goiânia-Bela Vista ou pela Avenida Ayrton Senna, no Parque Lozandes.

 

Parque Flamboyant

Além de todas as atrações fixas do Parque Flamboyant, o espaço tem grupos de yoga e tai chi chuan | Foto: Carla Falcão

O Parque Flamboyant foi inaugurado no ano de 2007 e possui pouco mais de 125 mil m² de extensão. São dois lagos, espaço para ginástica, parque infantil, ciclovia e pista de caminhada.

Aos sábados, por exemplo, é possível praticar yoga e também meditação. As aulas são direcionadas para todos os públicos. Normalmente, a yoga acontece das 8h15 às 9h15. A meditação acontece das 9h20 às 10h20. Fique de olho na agenda semana do Aproveite a cidade, já que sempre divulgamos o evento.

Também há aulas de Tai Chi Chuan e a primeira participação é gratuita.

Onde: Entre as Ruas 15, 12, 46, 55, 56 e a Avenida H – Parque Flamboyant.

 

Lago das Rosas

Áreas gramadas do Parque Lago das Rosas permitem pratica de esportes diversos, como futebol e vôlei | Foto: Carla Falcão

O Lago das Rosas foi construído na década de 40 é o parque mais antigo de Goiânia. Seu nome se deve à um jardim de rosas que havia no local. Juntamente com o Zoológico, tem 315 mil m².

O parque possui uma ampla pista de caminhada, com estações de ginástica por toda a sua extensão. Com grande área gramada, sempre há crianças e adultos jogando futebol e vôlei, por exemplo. Por lá, o final de semana é sempre bem movimentado.

Onde: Entre a Alameda das Rosas e a Avenida Anhanguera – Setores Central e Oeste.

 

Parque Macambira-Anicuns

Na divisa dos setores Celina Park e Novo Horizonte, o Parque Macambira-Anicuns (Bernardo Elis) possui pista de caminhada, bicicletário, estações de ginástica, academia ao ar livre e parques de madeira para as crianças.

A primeira etapa licitada contempla mais de 15 km de pistas de ciclismo, em ambas as margens do Córrego Macambira.

Onde: Entre as Avenidas Berlim, Milão e Alpes – Setores Celina Parque e Novo Horizonte.

 

Parque Areião

Área verde, que contempla três bairros de Goiânia, o Parque Areião é ótima opção para correr e caminhar | Foto: Paula Falcão

Com uma área de 215 mil m², o Parque Areião fica na região Sul de Goiânia, nos setores Pedro Ludovico, Marista e Sul. O local é uma área de preservação permanente com vegetação de floresta de galeria e vereda, abrigando espécies de fauna nativa.

Possui uma pista de caminhada de 2,4 mil m, estações de ginásticas, parque infantil e um lago. Além disso, o Parque Areião possui uma Vila Ambiental, projetada para desenvolver atividades relacionadas à educação ambiental.

Onde: Entre a Alameda Coronel Eugênio Jardim, Avenida Americano do Brasil, Rua 90, Avenida Areião e Avenida 5ª Radial.

 

Ricardo Paranhos

Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista, tem pista de cooper e academia ao ar livre | Foto: Carla Falcão

A Alameda Ricardo Paranhos fica localizada no Setor Marista. Possui uma pista de caminhada de 1,9 mil m no canteiro central da Avenida. Assim, é muito utilizada por grupos de corrida. No local é possível também ver muitas pessoas andando de bicicleta.

A Ricardo Paranhos possui estações de ginástica e é um dos locais favoritos na cidade para os grupos de corrida.

Onde: Alameda Ricardo Paranhos – Setor Marista

 

Parque Municipal Campininha das Flores

Bem movimentado, o Parque Campinha das Flores recebe os adeptos de atividades físicas principalmente ao entardecer | Foto: Carla Falcão

O Parque Campininha das Flores possui mais de 32 mil m² e é cortado pelo Ribeirão Anicuns.

Além de pista de caminhada que contorna todo o parque, é possível sempre ver crianças praticando futebol com golzinhos, vôlei e também aulas de yoga.

Tem matéria completa sobre o parque AQUI!

Onde: Entre as Avenidas 24 de Outubro e Padre Wendel com a Rua 18B – Setor Campinas e Vila São José

 

Ciclovias | Ciclofaixas

Em Goiânia, nos últimos anos, foram construídas ciclovias,e implantadas ciclofaixas e ciclorrotas em alguns bairros e regiões da cidade, que somados dão aproximadamente 100 km de estrutura cicloviária.

Duas das principais ciclofaixas da cidade são na Avenida T-63 e na Avenida T-7 e Assis Chateaubriand.

As bicicletas são utilizadas de diversas formas, tanto para trabalho, quanto para o lazer. Segundo a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), há 16 pontos de bicicletas compartilhadas.

 

Praça de Esportes do Novo Horizonte

Antigo sonho dos moradores da região, a Praça de Esportes do Novo Horizonte era um sonho antigo dos skatistas que já frequentavam o local. A pista de street é considerada uma das melhores da cidade, e também possui um bowl.

Onde: Avenida Hermes Pontes, nº39 – Setor Novo Horizonte

 

Palavras chave: , , , , , , , , , , , , , ,

,